O número de casos de Aids diagnosticados na cidade de Patos teve um crescimento de 20,54% em relação ao ano passado.
Leia mais noticias no Paraíba Geral
Em 2014, 146 casos foram notificados e mesmo faltando mais de 15 dias para o final do ano, Patos já contabiliza 176 casos de HIV.
Esse ano são 11 homens a mais, que agora, sabem que possuem o vírus HIV. Já nas mulheres, o aumento foi de 50%, sendo seis novos casos notificados.
Para evitar o aumento dos casos, são promovidos pela rede pública de saúde programas de prevenção e em todos os postos de saúde é possível retirar preservativos de graça e fazer testes rápidos, onde o resultado sai em meia hora.
A falta de prevenção pode ser a principal causa desse aumento. Na visão da coordenadora do combate à DST/Aids, Fátima Salomão, mais pessoas estão procurando fazer o teste do HIV, por causa da conscientização realizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e isso tem reflexo direto no aumento de casos da doença.
O CTA/SAE dispõe de uma equipe multiprofissional composta por infectologista, assistente social, psicólogo, enfermeiro, entre outros, dando assistência aos pacientes que, por ventura, tenham seus laudos reagentes a algumas das doenças anteriormente mencionadas e fica localizado na rua João Soares, Nº 171, – bairro Jardim Califórnia.
maispatos.com