Uma comissão de aprovados no concurso público realizado pelo Governo do Estado da Paraíba para preenchimento de vagas na Polícia Militar e no Bombeiro Militar concedeu entrevista na noite desta quarta-feira, dia 23, no Programa Polêmica, levado ao ar pelas Rádios Espinharas AM e FM.
Leia mais notícias no Paraíba Geral
Os cidadãos foram aprovados no concurso público realizado no ano de 2014, no entanto, ainda aguardam nomeação para começar o treinamento para exercerem suas funções na Polícia Militar e nos Bombeiros, mas o Governador Ricardo Coutinho (PSB) prorrogou o prazo de validade do certame para o final de 2016. Já existe um recurso aprovado na Assembleia Legislativa para o curso de formação, porém espera convocação do Governo do Estado.
“Segundo a Lei 87 de 2008, que dispõe sobre organização estrutural e funcional da Polícia.
Estado da Paraíba, mais precisamente no inciso 51, ela relata que o efetivo da polícia militar da Paraíba será de 17.933 militares estaduais, porém, atualmente, o Estado dispõe apenas de 9.264 policiais, ou seja, a Polícia Militar da Paraíba opera hoje com 51,6% do efetivo regulamentado por lei. Nesse sentido, o decreto 31.778/2010, que reza sobre o número de soldados, que deveria ser de 8.755, mas hoje a PM conta com apenas 3.144 soldados apenas”, relata Leonardo Guedes (foto), aprovado no concurso.
A grande carência no efetivo da Polícia Militar no Estado da Paraíba está provocando insegurança social, pois a polícia atua diretamente execução da segurança, na chamada polícia ostensiva. O baixo efetivo é visível no dia a dia do combate a criminalidade, mas o Governo do Estado se apega na falta de recursos para a nomeação dos aprovados. Comissões de aprovados por todo o Estado da Paraíba buscam sensibilizar o Governador Ricardo Coutinho para imediata convocação para treinamento e logo após a disponibilidade para estar em campo dos novos soldados.
Um abaixo-assinado está sendo colhido entre a população para ser entregue ao Governador pedindo a nomeação dos aprovados no concurso. Representantes políticos também estão sendo contatados para ajudar na tarefa para que o efetivo da Polícia Militar e do Bombeiro Militar seja melhorado em todo o Estado da Paraíba.
Jozivan Antero – Patosonline.com