
A distribuição foi realizada através da Secretaria de Assistência Social e ocorreu tanto na zona urbana como na zona rural de Seridó e de São Vicente. A população se organizou em fila para receber o produto, que foi distribuído pelos colaboradores da prefeitura.
As fichas para pegar os peixes foram entregues pelos agentes comunitários de saúde, que ficaram encarregados de distribuí-las em suas respectivas áreas de trabalho. Para a prefeita Graciete Dantas, que esteve acompanhando a entrega do alimento, é essencial que as pessoas do município tenham a chance de cumprir as tradições e comer o peixe na “sexta feira santa”.
A prefeita falou que só conseguiu manter a tradição da distribuição dos peixes porque sua administração tem crédito e, através de amigos e parceiros, conseguiu adquirir mais de 4 toneladas do produto.
De acordo com Graciete, a crise financeira que o país está passando e consequentemente os municípios, com uma queda de 30% em média no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), se não fosse as parcerias que a prefeitura tem feito, seria inviável a distribuição de peixes este ano.
Graciete ainda agradeceu a ajuda dos agentes comunitários de saúde, que se dispuseram a distribuir as fichas para a população. Segundo a prefeita, a participação dos agentes foi essencial e sem a ajuda voluntária dos mesmos a distribuição não teria sido um sucesso.