Na manhã desta quinta-feira, 7, foi encontrado no assentamento Padre João Maria, em Mogeiro, o corpo do presidente do PT de Mogeiro Ivanildo Francisco da Silva, que também era suplente de vereador e assentado da Reforma Agrária.
Leia mais noticias no Paraíba Geral
Ele foi assassinado na noite do dia anterior na frente da filha, e por causa da sua história com a luta pela terra, pela Reforma Agrária, existem indícios que o crime foi encomendado por latifundiários da região.
O Partido dos Trabalhadores da Paraíba, através da sua presidenta Giucélia Figueiredo, emitiu uma nota lamentando e cobrando da Polícia a identificação e prisão dos culpados.
Leia a nota na íntegra:
Nota
Através desta nota, o Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT/PB) denuncia, e lamenta, o assassinato do presidente do PT de Mogeiro, Ivanildo Francisco da Silva (46 anos), ocorrido na noite desta quarta-feira, 6, no assentamento Padre João Maria, em Mogeiro.
Ivanildo foi morto com um tiro na cabeça disparado por uma espingarda calibre 12. O crime aconteceu na frente da filha de um ano e um mês, que passou a noite inteira ao lado do corpo do pai, que só foi encontrado na manhã desta sexta, 7.
Acreditamos que o presidente do PT de Mogeiro foi vítima do latifúndio, afinal, tinha em sua história a luta pelos trabalhadores do campo, sempre acompanhando e apoiando as ações desenvolvidas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Em 2015, Ivanildo Francisco, e outros agricultores, foram atingidos por disparos feitos por capangas pagos pelos proprietários de uma terra local. Neste caso, os capangas foram presos e liberados após pagamento de fiança.
Esperamos que a Polícia da Paraíba encontre os verdadeiros culpados pelo assassinado de um grande companheiro de luta, que perdeu a vida por acreditar que a terra é um bem de todos, e não apenas de alguns.
Ivanildo Francisco deixou seis filhos e uma esposa, mas a sua luta permanecerá firme e forte através de outros homens e outras mulheres. Continuaremos acreditando em dias melhores, com oportunidade para todas e todos, com terra para todas e todos.
Ivanildo Francisco da Silva, presente!
Giucélia Figueiredo
Presidenta do PT da Paraíba
João Pessoa, 7 de abril de 2016