
O prêmio Trip Transformadores é concedido a pessoas que se destacam no Brasil nas suas áreas de atuação para promover desenvolvimento humano com sustentabilidade, inteligência e inovação, premiação essa que completa dez anos em 2016. “Me sinto muito feliz pelo reconhecimento e isso me mostra que eu preciso fazer ainda mais por essas crianças e mulheres”, comentou a médica Adriana Melo.
Após a descoberta da causa do crescimento no número de bebês com mal formações, Adriana passou a realizar mais exames, prestar atendimentos especializados e se engajou em diversas campanhas para ampliar os estudos sobre o assunto. A Prefeitura Municipal de Campina Grande ampliou o número de exames para favorecer as pesquisas, concedeu bolsa de estudos à médica, criou o Ambulatório Especializado para tratar as crianças e acompanhar as mães no Hospital Municipal Pedro I, além de incorporar a unidade hospitalar ao Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq).
A médica
Adriana Melo tem 45 anos de idade e possui doutorado na área de medicina fetal. Ela foi uma das primeiras a observar o crescimento da anomalia entre os recém-nascidos e desenvolveu pesquisas em bebês e gestantes atendidos no Isea, sendo por isso a responsável por estabelecer a associação entre os casos de microcefalia e outros distúrbios com o vírus da zika. Adriana também já recebeu o prêmio Walter Schmidt, concedido pela empresa Fanem.
Jornal da Paraíba
Foto: Reprodução da Internet
Foto: Reprodução da Internet