Água do São Francisco já chegou ao Sertão da Paraíba e deverá chegar ao Carirí no início de Março

transposição-chega-a-princesaNem Monteiro nem Cajazeiras. Na Paraíba, a água da Transposição do Rio São Francisco chegou primeiro a Princesa Isabel, graças à Adutora do Pajeú, de Pernambuco. Municípios vizinhos – como Tavares, Matureia, Imaculada e Taperoá – também deverão ser beneficiados em breve.

O anúncio da chegada de águas sanfranciscanas a Princesa foi feito ontem (20) pelo deputado Jeová Campos (PSB), que esteve na cidade e região, onde visitou a Estação Elevatória 13 do Sistema Adutor Pajeú, construída pelo Dnocs, e a Estação de Tratamento de Água do município.

Jeová lembra que o canal que traz a água da Transposição até Princesa é obra do governo Ricardo Coutinho em atenção a uma proposta da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa da Paraíba, que o deputado presidiu até meados de 2016. A obra foi realizada, ainda segundo o parlamentar, graças ao apoio da presidente Dilma Rousseff e de Gilbrerto Occhi, ex-ministro da Integração.

O deputado acredita que no dia 6 de março próximo a água do Velho Chico chegará a Monteiro, no Cariri Paraibano, através do Eixo Leste do projeto idealizado e executado para atender à segurança hídrica de 12 milhões de nordestinos. Jeová espera que a Transposição traga água até o final do ano para o Alto Sertão, através do Eixo Norte, tendo como reservatórios iniciais os açudes açudes de Morros e Caiçara, em São José de Piranhas.

Jornal da Paraíba

NOTÍCIAS

CONTATO