Parabéns Seridó pelos seus 56 anos, terra de um povo forte, trabalhador e inteligente!

SERIDO HISTÓRIAO município de Seridó, localizado na microrregião do Seridó Oriental Paraibano, completa hoje seus 56 anos de emancipação política, fundado por meio da Lei Estadual N° 2.260 de 22 de dezembro de 1961, sancionada pelo então governado do estado Pedro Moreno Gondim, o município de Seridó que nascera do desmembramento do município de Soledade, teve a sua publicação do Diário Oficial do Estado em 23/12/1961.

Segundo o texto da lei estadual em seu Art. 1°: “Fica criado o município de Seridó, desmembrado do município de Soledade, com sede na atual vila do mesmo nome, que fica elevada a categoria de cidade.”

A legislação atribuiu ao governador do estado, a nomeação de um prefeito interino, até a ocorrência de eleições e o cidadão Claudino José de Farias (Claudino Cândido), foi nomeado para o posto de Chefe do Poder Executivo, tendo sido o primeiro prefeito do município.

Apesar da fundação do município ser considerada 22/12/1961, a própria Lei que criou o município, diz que a lei entrará em vigor apenas no dia 10 de janeiro de 1962. Data em que ficou marcada para a instalação do município. 

Transferência de Sede

Em 09 de janeiro de 1968, um fato inusitado ocorre em meio a história de Seridó. Este fato, foi a transferência de sede do município, ocorrida por meio da Lei Estadual 3.516 de 09 de janeiro de 1968, na gestão do governador João Agripino. Desde esta data, o município de Seridó passou a ter duas cidades, uma onde nasceu o município e deixou o seu nome impresso na história e a outra na nova sede que também foi elevada a categoria de cidade em 1968.

Art. 1° da Lei 3.516 de 09 de janeiro de 1968: “É transferida a sede do município de Seridó para a atual vila de São Vicente, que fica elevada a categoria de cidade com denominação de São Vicente do Seridó.”

Com duas zonas urbanas elevadas a categoria de cidades, Seridó e São Vicente do Seridó, o jovem município de Seridó completa seus 56 anos com a tradição de um povo forte, hospitaleiro e trabalhador. 

Parabéns Seridó, pelos seus 56 anos de emancipação política, terra de um povo forte, trabalhador e inteligente!

Da redação Paraíba Geral
Foto: Arquivo Pessoal do ex-prefeito Manoel Cordeiro e do ex-vereador Edgar Cordeiro  

 

NOTÍCIAS

CONTATO