FENACOM quer que crimes contra comunicadores em decorrência da profissão sejam federalizados

FENACOM RAULNa manhã desta quarta-feira (11/04), a FENACOM – Federação Nacional dos Comunicadores, esteve reunida em audiência com o Ministro Rau Jungmann da segurança pública Nacional, com a finalidade de apresentar proposta de federalização dos crimes praticados contra os comunicadores, sejam eles, jornalistas, radialistas ou publicadores profissionais de sites e blogs.

A FENACOM solicitou do do ministro que, todos os crimes, tais como: ameaça de morte, agressão e assassinatos dos profissionais da comunicação, se tornem crime federal. Pelos argumentos apresentados pela FENACOM, a maior parte dos comunicadores atual em veículos de comunicação de competência federal, tais como as emissoras de rádio e de televisão, sendo estas concessões federais. 

“Quando um comunicador está diante dos microfones de uma emissora, ou diante das lentes de uma câmera de televisão, ele é um representante da voz da sociedade em um instrumento federal e neste sentido, os que atentam contra a vida ou a integridade física dos comunicadores, estão afrontando não a pessoa e sim as ideias, a voz, a defesa social, logo estão afrontando a democracia e isto em nosso entendimento é um crime de natureza federal.

Para o presidente da FENACOM, o jornalista Fábio Camilo, a investigação federal poderá coibir a prática de outros crimes contra os comunicadores. Camilo que é paraibano e tem larga experiência em rádio em vários estados da federação, sobretudo no estado de Rondônia, na região norte do país, disse que a frequência de crimes contra comunicadores é o que vem preocupando a FENACOM. 

Outra reivindicação da FENACOM, é que qualquer agressão que o comunicador venha a sofrer em manifestações promovidas por entidades, que a entidade e seus dirigentes sejam responsáveis por qualquer danos praticados contra o patrimônio público e privando.

O ministro Rau Jungmann da segurança pública Nacional, recebeu os pedidos da FENACOM e determinou que a Polícia Federal a análise a viabilidade da reivindicação, comunicando a FENACOM  sobre a decisão e sua fundamentação. 

A audiência com o ministro foi articulada pelo senador Valdir Raupp, que também participou do encontro, juntamento com Fábio Camillo (presidente Nacional FENACOM), Ten. Costa Pres. de honra da FENACOM, Jornalista Airton Moura Representante do entorno de GO/DF,  Radialista Gastão Pereira Prés. FENACOM Amapá- AP,  Membro FENACOM Valparaísode Goiás jornalista Vargas, Jornalista sec. executiva Maria Helena Prill.

ASCOM

 

NOTÍCIAS

CONTATO