A mobilização da base de Jair Bolsonaro pelo veto ao projeto sobre abuso de autoridade não deve garantir tranquilidade ao presidente caso ele realmente decida barrar a proposta aprovada pelo Congresso. A análise é de deputados que conversaram com a Gazeta do Povo sobre o tema. Segundo os parlamentares, existe no Legislativo certa coesão em torno do tema. E derrubada de um eventual veto total seria o cenário mais provável – todos os vetos presidenciais são submetidos novamente a votação do Congresso.
“O projeto foi bastante negociado, inclusive com a base dele [Bolsonaro]. Então acredito que a tendência aqui seria de derrubada do veto”, declarou o deputado Cacá Leão (PP-BA).
O projeto sobre o combate ao abuso de autoridade foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 14. O texto havia sido avalizado pelos senadores em 2017. A votação despertou controvérsia entre os parlamentares pelo modo como foi efetuada – o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou que a aprovação fosse feita “por aclamação”, isto é, sem a coleta individual do voto de cada deputado. Parlamentares de diferentes partidos protestaram contra a decisão de Maia e pediram que a votação fosse nominal, para que registrassem individualmente seus votos, o que não ocorreu.
FONTE: GAZETA DO POVO