Em São V. do Seridó dona de casa chora ao denunciar situação precária da saúde (Assista)

saúde precáriaUma senhora identificada como Damiana (DAMA), relatou a situação de abandono em que se encontra a saúde de São Vicente do Seridó-PB.

O município de quase 12 mil habitantes, distante 192 km da Capital João Pessoa, vem sofrendo a décadas com as péssimas condições de saúde. Com centro cirúrgico fechado e uma sala de Raio X enferrujando por falta de utilização, além pessoas que esperam durante meses por um simples exame, a gestão da saúde vem cambaleando e encontra-se em situação lastimável.

Na saúde a única coisa boa é a situação dos gestores e alguns familiares, pois segundo o SAGRES do TCEPB, que é o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos Públicos, o pagamento de diárias por viágens e altos salários pagos a pessoas contratadas que tem ligações familiares com a secretária municipal da saúde, é de deixar qualquer cidade grande na poeira. 

Só de janeiro a outubro deste ano, cerca de R$ 110 mil foram pagos a títulos de remuneração e diárias por viagens a secretária da saúde e duas irmãs, conforme informações do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. 

A situação da saúde municipal é tão precária, que até uma ambulância para transportar pacientes, teve que ser locada, pois, o município sucateou a frota.

Em uma viagem recente a Foz do Iguaçu, a secretária de Saúde chegou a receber diária de R$ 1.500,00. 

“É lamentável essa situação, enquanto pessoas esperam meses por um exame, vemos a secretária passeando com o dinheiro público em outros estados e isso é muito triste”, disse uma moradora de São V. do Seridó a reportagem do Paraíba Geral.

DA REDAÇÃO 

NOTÍCIAS

CONTATO