Associação Brasileira de Imprensa faz ato em apoio ao jornalista Glenn Greenwald

ABI 1A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) realizou, na noite desta terça-feira (30), um ato em solidariedade ao jornalista americano Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil. O site publicou diálogos atribuídos ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, e a procuradores da Lava Jato.

O evento, que reuniu centenas de pessoas dentro e fora da ABI, no Centro do Rio, contou a presença de artistas, como os músicos Chico Buarque e Teresa Cristina e os atores Camila Pitanga e Wagner Moura, entre outros. O ato começou por volta das 18h30 e acabou por volta das 22h.

A ABI defende a integridade do jornalista e o direito ao sigilo da fonte e ao livre exercício da profissão.

Em São Paulo, também houve ato em solidariedade ao jornalista Glenn Greenwald e ao The Intercept Brasil. Manifestantes se reuniram no vão do Museu de Arte Moderna (Masp), na Avenida Paulista. Depois, ocuparam a faixa direita da via e caminharam no sentido Consolação. O ato também foi organizado pela ABI.

Desde junho, Glenn tem publicado os diálogos atribuídos às autoridades ligadas à Operação Lava Jato. As conversas teriam ocorrido por meio do aplicativo Telegram.

Na semana passada, a Polícia Federal prendeu quatro pessoas suspeitas de terem invadido o celular de Moro e outras autoridades. Um dos presos, Walter Delgatti, disse em depoimento que ele é a fonte que repassou os diálogos para Glenn. O site não revelou a fonte nem como obteve os registros das conversas.

Nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro disse que considera que Glenn cometeu um crime.

NOTÍCIAS

CONTATO