Apesar das chuvas que ocorreram na Paraíba durante os últimos meses, os açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) não receberam recargas significativas.
Leia mais notícias no Paraíba Geral
Dos 124 reservatórios, 58 estão com menos de 5% do volume total. Outros 35 açudes têm menos 20% da capacidade máxima, 31 possuem mais de 20% e não há reservatórios sangrando. O açude Epitácio Pessoa conhecido popularmente como ‘Boqueirão’ está com apenas 10,8% da sua capacidade hídrica, ou seja, 44.280.716 m³, segundo a ultima aferição realizada pela Aesa na última quarta-feira (23).
“Em muitos açudes a situação ainda é crítica, por isso precisamos manter o foco no uso consciente, priorizando o abastecimento humano e animal”, alertou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.
Segundo o gerente de Monitoramento e Hidrometria, Alexandre Magno, o período de chuvas no semiárido paraibano começou neste em janeiro e se estendo até maio.
Atualmente, a AESA monitora 124 açudes em todo o estado da Paraíba. Diariamente, os observadores dos principais açudes informam os volumes registrados em cada açude. A partir destes dados, são divulgados os Boletins Diário e de Últimos Volumes Informados. Ao final do mês, os observadores enviam cadernetas com os dados oficiais dos volumes observados no mês, divulgados através do Boletim Mensal e do Boletim de Chuvas nas Bacias, que relaciona os volumes dos açudes com as chuvas ocorridas nas bacias.
Jornal de Verdade com Aesa
Foto: Reprodução da Inernet