Chanceler da Venezuela acusa secretário norte-americano de ‘fabricar pretexto para guerra’

Venezuela ChancelerO chanceler do regime de Nicolás Maduro, Jorge Arreaza, acusou o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de estar “desesperado para fabricar um pretexto para a guerra”. Em mensagem publicada nas redes sociais na madrugada deste domingo (24), o venezuelano disse que a operação para levar ajuda humanitária ao país “se saiu mal”.

“Se vocês querem encontrar aqueles que queimaram o caminhão com falsa ajuda humanitária, que busquem entre seus assalariados”, disse Arreaza a Pompeo.

Arreaza também chamou Pompeo de “especialista da CIA em operações de alarme falso”. “Ele acredita que engana o mundo com um caminhão queimado na Colômbia por seus próprios agentes”, escreveu.

A postagem do chanceler chavista mostrava imagem aérea do incêndio de caminhões na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela. Um desenho sobre a fotografia publicada por Arreaza indicava que os veículos pegaram fogo do lado colombiano, e não no venezuelano. Veja abaixo.

Em outro tuíte publicado neste domingo, Arreaza se dirigiu ao ex-presidente dos EUA Bill Clinton e a Hillary Clinton – candidata à Casa Branca derrotada em 2016. Ele questionou o casal sobre “a verdadeira ajuda humanitária” que, para o chanceler, deveriam ter sido destinadas à crise no Haiti.

“Vocês podem explicar onde estão as centenas de milhões de dólares que a Fundação Clinton recebeu para ajudar o povo do Haiti?”, questionou.

Os carregamentos com comida, remédio e itens de higiene ficaram retidos nas fronteiras da Venezuela com Brasil e Colômbia no sábado – data estipulada pelo autoproclamado presidente interino venezuelano, Juan Guaidó, para a entrada dos caminhões. Houve confrontos, inclusive com uso de armas de fogo. Ao menos quatro pessoas morreram no lado venezuelano da fronteira.

Ainda no sábado (24), Pompeo usou as redes sociais para dizer que os Estados Unidos “condenam os ataques contra civis na Venezuela perpetrados pelos valentões de Maduro”. O secretário de Estado do governo de Donald Trump também acusou o presidente chavista por ter recusado a chegada da ajuda humanitária.

“Que tipo de tirando doente impede a comida de chegar às pessoas com fome?”, questionou Pompeo

Também pelo Twitter, o norte-americano acusou agentes de Cuba de atacarem o povo venezuelano por apoio a Maduro.

“Os militares venezuelanos devem cumprir seu papel, proteger cidadãos e afastar os fantoches de Havana das crianças famintas”, disse Pompeo.

 

FONTE: G1

 

 

NOTÍCIAS

CONTATO