Conselho deve analisar pedido de afastamento de Deltan nesta terça-feira

Rio de Janeiro - Procurador do Ministerio Publico Federal e coordenador da forca tarefa da Operacao Lava Jato, Deltan Dallagnol, fala no Congresso da Associacao Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Fernando Frazao/Agencia Brasil) (
Rio de Janeiro – Procurador do Ministerio Publico Federal e coordenador da forca tarefa da Operacao Lava Jato, Deltan Dallagnol, fala no Congresso da Associacao Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Fernando Frazao/Agencia Brasil) (

BRASÍLIA – O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), órgão responsável pela fiscalização disciplinar de promotores e procuradores de todo o país, tem na pauta desta terça-feira (13) um processo contra Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Sob críticas por causa das mensagens do Telegram obtidas pelo site The Intercept Brasil, o procurador pode vir a enfrentar a discussão de um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) que é anterior e não tem relação com os vazamentos.

O processo foi aberto após reclamação feita em março deste ano pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), devido a publicações de Deltan em redes sociais e entrevistas. Na última quinta (8), Renan fez um aditamento com um novo pedido: que o CNMP afaste o procurador de suas funções.

Além desse processo, havia no CNMP, até o início da semana passada, outras oito reclamações disciplinares em análise contra Deltan. Seis delas chegaram ao conselho depois que o Intercept e veículos parceiros, como a Folha, publicaram reportagens com base nas mensagens de Telegram trocadas entre o procurador e seus colegas da Lava Jato.

FONTE: FOLHA

NOTÍCIAS

CONTATO