Em São Vicente do Seridó-PB, mais uma reviravolta na política local explodiu na noite desde domingo (23). A única adesão de peso que o grupo da prefeita Graciete Dantas contabilizava era o apoio do MDB, que tinha como principal nome a participar da chapa, o Pastor Darley de Damião, já sabido pela população são vicentina e seridoense que era o pré-candidato a vice de Ana Claudia, escolhida da prefeita como sua pré-candidata a prefeita.
O Pr. Darley, que é filho do ex-prefeito Damião Zelo, que tem três mandatos de prefeito, estava afastado da política local e ao que todos sabem, teria sido procurado pela prefeita para compor a chapa com Ana Claudia, porém, aliados da gestora que pretendem figurar como pré-candidatos a vice, não gostaram da decisão da prefeita e iniciou um racha na base da gestora.
A ESCOLHA FORÇADA DA PRÉ-CANDIDATA
“Ela já empurrou goela a baixo o nome de Claudinha como pré-candidata a prefeita, porque ela acha que quem continuará governando é ela, já que Claudinha não entende nada de política, está como um poste. Não temos nada contra Claudinha, nem contra Darley, só que essa ditadura não funciona mais”, disse uma liderança política aliada da prefeita Graciete.
Já o Pastor Darley, em conversa revelou que está fora da política de São Vicente do Seridó e que irá acompanhar a eleição de camarote.
“A gente está fora dessa política de São Vicente do Seridó, vamos assistir de camarote. Sou do tempo em que se fazia política com decisão, onde pau é pau e pedra é pedra. Não trabalho com deslealdade e não concordo com essa história de esperar todos não poder mais mudar de partido para poder anunciar a chapa. Essa indecisão para não desagradar um ou outro, terminou desagradando a mim e a pai. Quem quiser me procurar agora, me procure como pastor, não falo mais sobre política.” disse Darley de Damião.
A escolha do Pr. Darley, já tinha inclusive sido referendada pelo senador Veneziano, em encontro da prefeita Graciete Dantas, Pr. Darley e Manoel Dantas.
A redação do Paraíba Geral procurou o ex-prefeito Damião Zelo e perguntou se a decisão do Pr. Darley tinha sido discutida e o que o ex-gestor achava.
“Nos reunimos e decidimos nos afastar dessa campanha, Darley não precisa e nem merece passar pelos constrangimentos que estava passando. Estamos fora e foi uma decisão tomada em uma reunião que tivemos neste domingo.” disse Damião Zelo a nossa redação.
Nos bastidores, todos sabem que as articulações e decisões da administração não são tomadas pela prefeita e sim pelo seu genro Thiago Farias. A cada dia que se passa a base da gestora encolhe e as chances da candidatura de Ana Claudia decolar parecem cada vez mais distantes, principalmente depois de perder apoio de vários aliados.
Perdeu no início do seu segundo mandato o apoio do ex-prefeito Chico Berto, padrinho político que elegeu Graciete Dantas, agora, já em fevereiro de 2020, perdeu outros nomes de peso, como o vice-prefeito Dr. Airton e o vereador Teófilo Silva (mais votado da base), além de outras lideranças, como o empresário Geraldo David. A única adesão que se contabilizava era a do MDB e por erros grosseiros de articulação, também acaba de sair da campanha.
SEM OPÇÕES A PREFEITA AGORA BUSCARÁ OS RESERVAS
O fato é que, nas articulações de Thiago Farias, genro da prefeita Graciete e o verdadeiro comandante do grupo, não se dá ao trabalho de consultar a pré-candidata Ana Claudia, que segundo se fala nos bastidores, nas reuniões ela entra calada e sai muda.
Com a recusa do Pr. Darley, agora sem opções para fechar a chapa, Thiago Farias deve mandar a prefeita para voltar a procurar os que foram escanteados, como a sindicalista Cleide Araújo e o vereador Edinaldo Gú, que com a chegada do Pr. Darley, foram excluídos da postulação de pré-candidatos a vice. A pergunta é, será que algum deles aceitará, vendo que o barco está furado e que todos estão abandonando a embarcação?
DA REDAÇÃO PARAÍBA GERAL