Desvios de água são constatados em adutoras em Pilar e Itabaiana, na Paraíba, diz Cagepa

cagepa-2Quatro desvios de água foram flagrados em adutoras nos municípios de Pilar e Itabaiana, na Paraíba. A ação começou na terça-feira (24) e foi encerrada nesta quinta (26) pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), em parceria com a Polícia Civil.

“Neste primeiro momento, todas as irregularidades encontradas foram fotografadas e este material servirá de base para a análise da polícia científica. O laudo deve sair em 90 dias. Como o furto de água é, de fato, um crime, é necessário que tudo seja documentado”, explicou o gerente regional da Cagepa no Litoral, Rubens Falcão.

O gerente lembra ainda que as ligações clandestinas geram vazamentos, perda de pressão na rede e falta de água para a população. Segundo ele, não há como quantificar com exatidão o desperdício de água, nem o prejuízo para a companhia.

Desvio de água em sítio no Sertão

As polícias Militar, Civil e Científica foram acionadas e, de acordo com a Cagepa, um dos moradores do sítio Campo Alegre declarou que estava usando água de um vazamento existente. Apesar disso, o gerente afirmou que a equipe da Companhia e os policiais não encontraram o vazamento.

Punição

A penalidade para quem comete fraudes na rede é o pagamento de multa, além dos custos para regularização da ligação de água. Assim que a fraude é comprovada, a companhia interrompe o fornecimento de água no imóvel e notifica o cliente. Se este for autuado pela Polícia Civil, responderá por crime de furto e poderá cumprir pena de 2 a 8 anos de prisão.

O órgão pede para que quem perceba bombas instaladas na rede de abastecimento, denuncie imediatamente a situação à polícia ou para a própria Cagepa, por meio do teleatendimento através do número 115. A ligação é gratuita.

FONTE: G1

NOTÍCIAS

CONTATO