Em audiência pública realizada na tarde de ontem (18/01) na sede da CINEP em João Pessoa, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) apresentou a proposta de 2,9% de reajuste na tarifa da água.
A decisão final do reajuste é responsabilidade da Agência Reguladora da Paraíba (ARPB), que fará sua avaliação, caso aprovado, o reajuste passa a valer após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), a ARPB deve apresentar sua decisão em até 30 dias.
A convocação para a audiência pública foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 19 de dezembro, e impresso nos recibos das contas que são entregues aos consumidores.
De acordo com o assessor de Gestão e Planejamento da Cagepa, Ricardo Benevides, um dos fatores que levaram os técnicos a proporem o reajuste de 2,9% foi a queda no volume faturado da empresa. “Normalmente, ele oscila mês a mês, mas o gráfico apresentou queda. No entanto, a partir de setembro, houve inversão, ou seja, começou a subir. Isso decorreu das águas do São Francisco, quando Campina Grande saiu do racionamento e outras cidades tiveram chuvas. Além disso, a previsão desse ano é de termos chuvas e sairmos do período de extrema seca. Então, projetamos um crescimento médio de 3,78% no volume da receita”, explicou.