Em Campina Grande – Assassinato, ferido a bala e agressão em escolas preocupam pais, alunos e profissionais da educação

violencia-escolaTodos sabemos que a violência vem crescendo assustadoramente e que todo os ambientes, inclusive escolar, estão sujeitos a sofrer com este fato.

Leia mais notícias no Paraíba Geral

Isto é o que vem ocorrendo no município de Campina Grande, distante 110 km da capital. Em três dias, foram registrados pelo menos três casos de violência relacionado ao ambiente escolar, em um deles um aluno morreu.

PRIMEIRO CASO – No dia (06/05) um jovem de 15 anos foi vítima de uma emboscada ao retornar da escola. Segundo relatos, o estudante teria se desentendido com outro adolescente que também é aluno da mesma escola no Distrito de São José da Mata e ao chegar próximo a sua residência, na zona rural, teria sido abordado por dois adolescentes em uma motoneta, um deles desceu do veículo e atirou contra o jovem estudante que foi atingido no peito. A vítima foi socorrida para o hospital do Trauma de Campina Grande e sobreviveu.

SEGUNDO CASO – Em outro caso bem mais grave, um jovem foi assassinado na própria escola. Às 15h48 desta quinta-feira (07/05) a polícia militar foi solicitada por um professor para se dirigir a Escola estadual Anésio Leão, no Bairro Palmeira, em Campina Grande.

Segundo informações dois homens em uma motoneta de cor vermelha assassinaram um aluno na quadra da escola.

Duas pessoas teriam saído feridas, mas não foram localizadas em hospitais da cidade.

A vítima fatal foi identificada como Wanderson Costa Mercês, 21 anos. Ele estudava a noite na escola, cursava o 1º ano e durante o dia ajudava o pai como pintor. O jovem era casado havia dois anos e morava na Palmeira.

Testemunhas que preferiram não se identificar informaram a reportagem da TV Borborema que a vítima estava jogando na quadra e saiu para beber água em um bebedouro que fica fora do ginásio. Neste momento se aproximaram dois homens e abriram fogo contra o estudante.

Foram vários tiros, a maioria na cabeça. Os assassinos fugiram numa motoneta. A escola é bastante vulnerável. O portão de acesso ao local onde aconteceu o crime, praticamente não tem vigilância. É constante a violência contra os alunos.

TERCEIRO CASO – Na última sexta-feira (08/05), a semana se encerrou com mais um caso de violência escolar. Uma professora foi agredida dentro de sala de aula pela mãe de uma aluna na Escola Municipal São Clemente, no Distrito de São José da Mata.

Tudo aconteceu no fim do expediente e de acordo com funcionários, a mãe aguardava pela filha na porta da sala, enquanto a professora concluía uma atividade. Um garoto rasurou o caderno da menina e a mãe entrou em cena para defender a filha, mas, segundo os funcionários, ela teria tentado bater no aluno. A professora buscou contornar a situação e acabou sendo agredida pela mulher, ainda conforme os relatos dos trabalhadores.

A docente se feriu e foi até uma delegacia registrar um Boletim de Ocorrência, fez exame de Corpo de Delito e aguarda a convocação da Polícia Civil para depor. A professora Jandira de Oliveira Raposo tem mais de 30 anos lecionando na comunidade e relatou que deve pedir afastamento após o acontecimento. 

Paraíba Geral com Renato Diniz, Paulo Pessoa/TV Borborema e Jornalismo Poético
Fotos: Ilustrativa da Internet

NOTÍCIAS

CONTATO