Em Patos “Queremos ingressar na Polícia e nos Bombeiros, pois passamos no concurso”, relata entrevistados na Rádio Espinharas

Patos PMs concursadosUma comissão de aprovados no concurso público realizado pelo Governo do Estado da Paraíba para preenchimento de vagas na Polícia Militar e no Bombeiro Militar concedeu entrevista na noite desta quarta-feira, dia 23, no Programa Polêmica, levado ao ar pelas Rádios Espinharas AM e FM.

Leia mais notícias no Paraíba Geral

Os cidadãos foram aprovados no concurso público realizado no ano de 2014, no entanto, ainda aguardam nomeação para começar o treinamento para exercerem suas funções na Polícia Militar e nos Bombeiros, mas o Governador Ricardo Coutinho (PSB) prorrogou o prazo de validade do certame para o final de 2016. Já existe um recurso aprovado na Assembleia Legislativa para o curso de formação, porém espera convocação do Governo do Estado.

“Segundo a Lei 87 de 2008, que dispõe sobre organização estrutural e funcional da Polícia.

Estado da Paraíba, mais precisamente no inciso 51, ela relata que o efetivo da polícia militar da Paraíba será de 17.933 militares estaduais, porém, atualmente, o Estado dispõe apenas de 9.264 policiais, ou seja, a Polícia Militar da Paraíba opera hoje com 51,6% do efetivo regulamentado por lei. Nesse sentido, o decreto 31.778/2010, que reza sobre o número de soldados, que deveria ser de 8.755, mas hoje a PM conta com apenas 3.144 soldados apenas”, relata Leonardo Guedes (foto), aprovado no concurso.

A grande carência no efetivo da Polícia Militar no Estado da Paraíba está provocando insegurança social, pois a polícia atua diretamente execução da segurança, na chamada polícia ostensiva. O baixo efetivo é visível no dia a dia do combate a criminalidade, mas o Governo do Estado se apega na falta de recursos para a nomeação dos aprovados. Comissões de aprovados por todo o Estado da Paraíba buscam sensibilizar o Governador Ricardo Coutinho para imediata convocação para treinamento e logo após a disponibilidade para estar em campo dos novos soldados.

Um abaixo-assinado está sendo colhido entre a população para ser entregue ao Governador pedindo a nomeação dos aprovados no concurso. Representantes políticos também estão sendo contatados para ajudar na tarefa para que o efetivo da Polícia Militar e do Bombeiro Militar seja melhorado em todo o Estado da Paraíba.

Jozivan Antero – Patosonline.com

NOTÍCIAS

CONTATO