Nesta quarta-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Além disso, os candidatos inscritos nesta edição do exame também podem consultar o Cartão de Confirmação da prova e o endereço do local destinado para a realização do Enem, sendo que a localização foi escolhida de acordo com as informações prestadas durante a inscrição no exame, em maio de 2019.
Como ver o local de prova do Enem 2019?
Os candidatos podem ter acesso ao local de prova e ao Cartão de Confirmação por meio da Página do Participante ou do aplicativo do Enem. Veja o passo a passo:
- Acesse a Página do Participante;
- Escolha a figura pedida no desafio;
- Informe seu CPF;
- Informe a senha cadastrada durante a inscrição
Veja também: Esqueci minha senha do Enem. E agora?
- Clique em “Aplicação”;
- Clique em “Local de prova”
- Após isso, o Vini, personagem interativo da Página do Participante, te enviará um botão com o escrito “Local de Prova”, clique nele;
- Pronto! Após isso, você terá acesso ao Cartão de Confirmação e ao local de prova do Enem, em que, além de um resumo das informações prestadas durante a inscrição, também constará o endereço de onde você fará o exame.
Para ter acesso por meio do aplicativo do Enem, os candidatos devem informar apenas CPF e a senha cadastrada.
Cartão de Confirmação do Enem 2019
O candidato terá acesso às seguintes informações nesse documento:
- Número de inscrição;
- Local de prova (endereço, número e sala);
- Datas e horários do exame;
- Opção de língua estrangeira escolhida durante a inscrição;
- Caso tenha sido solicitado, o tipo de atendimento específico/especializado com recursos de habilidades aprovado.
Apesar de não ser obrigatório, é indicado que o candidato leve o Cartão de Confirmação nos dois dias de prova.
Declaração de comparecimento do Enem
Além do local de prova do Enem 2019 e do Cartão de Confirmação, o Inep também divulgou a “Declaração de Comparecimento”, que pode ser utilizado por pessoas que teriam que trabalhar no horário da prova, mas farão o exame. Esse documento serve como justificativa para os empregadores, fazendo com que o candidato não perca esse dia de trabalho.
Para ter acesso à declaração, o participante deve entrar na Página do Participante, clicar em “Baixe sua declaração” e fazer download do documento (primeiro referente ao dia 03 de novembro e depois ao dia 10 de novembro, datas da primeira e segunda aplicação da prova, respectivamente).
Lembrando que quem for precisar desse atestado terá que imprimi-lo antes da prova e levar para o Coordenador de Local do Enem assinar e comprovar a sua presença nos dias de prova.
Cronograma do Enem
Assim como nos últimos anos, o Enem 2019 será dividido em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Veja o cronograma da prova:
Aplicação do Enem 2019 |
Horários |
Abertura dos portões | 12h |
Fechamento dos portões | 13h |
Início das provas | 13h30 |
Término das provas 1º dia | 19h |
Término das provas 2º dia | 18h30 |
Sendo que, no primeiro dia (03/11), serão aplicadas as provas de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5h30. Já no segundo (10/11), serão aplicadas as provas de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5h.
Tema de redação do Enem 2019
Na reta final dos estudos, a Revista Quero consultou o Cursinho da Poli para descobrir quais são os possíveis temas de redação da prova este ano.
“Historicamente, o Enem aborda temas que, de alguma forma, influenciam a sociedade, principalmente, problemas de sociais e de críticas à sociedade”, reforça Miriele Amorim, professora de redação.
Saiba mais: Calendário do Enem2019
FONTE: QUERO BOLSA