Ex-diretor de presídios da PB participa de programa de TV em rede nacional e faz duras críticas ao sistema penitenciário (Veja vídeo)

Cadeia LotadaO Ex-diretor de vários presídios no estado da Paraíba, participou do programa Fala que eu te escuto, da Rede Record de Televisão, durante as primeiras horas da madrugada desta terça-feira (05/01).

Leia mais notícias no Paraíba Geral

O programa televisivo abordava o tema Ressocialização e Edinaldo Correa, ex-diretor de vários presídios paraibanos, especialista em segurança pública, participou durante alguns minutos.

Edinaldo relatou que a Paraíba tem facções criminosas instaladas e operando dentro do estado. Ele disse ainda que o sistema carcerário da Paraíba não ressocializa os presos, tem cadeias de péssima qualidade e na maioria instaladas em prédios antigos, sem a infraestrutura adequada. 

Segundo Edinaldo, a população carcerária de João Pessoa subiu de 800 presos no ano 2000, para quase 5 mil em 2015, equivalente a quase metade dos detentos de todo o estado. Para Edinaldo, o estado não tem planejamento de infraestrutura, nem de ressocialização.  

A Redação do Paraíba Geral entrou em contato com Edinaldo Correa por telefone e o especialista em segurança prisional, ainda declarou que, outra falha grave do estado é a falta de investimento nos Agentes Penitenciários, que segundo ele, são vitima do sistema, uma vez que, além de não ter as devidas condições de trabalho, em 2015 cerca de 05 Agentes Penitenciários foram mortos na grande maioria, por ex-presidiários.

“Entre 2005 e 2015, cerca de 20 Agente Penitenciários foram assassinados no estado a Paraíba, dentre eles, tês diretores de unidades prisionais, Adamar (diretor da Máxima), Marcio (Diretor da Penitenciária de Santa Rita) e Córdula, diretora da Cadeia de Ingá”, Disse Edinaldo Correa.

“O estado não ressocializa, ao contrário, piora, pois os criminosos saem dos presídios com uma capacidade maior para cometer todo os tipos de crime, inclusive, prontos para matar”, disse Edinaldo.  

Da redação Paraíba Geral
Foto: Reprodução Ilustrativa da Internet
Vídeo: Rede Record de Televisão 

Assista o vídeo: 

NOTÍCIAS

CONTATO