Hospitais de trauma de Campina Grande e João Pessoa atendem 1500 pessoas no ferido do Natal

hospital-de-trauma-atendimento-de-uti-31Em João Pessoa, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, atendeu 645 pessoas no feriado prolongado do Natal, que ocorreu de zero hora da quinta-feira (24) às 6h desta segunda-feira (28), entre urgências e emergências.

Os acidentes de trânsito lideraram as entradas neste feriadão, com 171 atendimentos. Os destaques foram os acidentes de motocicleta, que contabilizaram 120, seguidos de automóvel, com 24; atropelamento, com 15; bicicleta, 11, e um envolvendo ônibus.

Outras ocorrências de destaque na unidade de saúde no feriado natalino foram os casos de vítimas de queda, com 145 pessoas. Além disso, foram atendidas dez vítimas de arma de fogo, 20 de agressão física e nove de arma branca. Os demais atendimentos foram de casos clínicos.

O Trauma de João Pessoa disponibilizou 30% a mais do seu efetivo nesse feriado para garantir maior agilidade nos atendimentos de urgência e emergência. O reforço com as equipes vai durar até as 0h do dia 2 de janeiro, com o objetivo de melhor atender a demanda de pacientes, que tende a aumentar nas festas de fim de ano.

Em Campina Grande, O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luis Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, realizou 895 atendimentos entre urgências (casos clínicos: dor de cabeça, febre, hipertensão, etc.) e emergências durante o feriadão de Natal. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir de zero hora da quinta-feira (24) até as primeiras horas desta segunda-feira (28).

Os casos envolvendo acidentes de moto lideraram as entradas nos plantões durante o período. No total, 136 pacientes foram atendidos devido a acidentes com motocicleta, sete vítimas de tiro, dez de facada, 17 vítimas de acidentes de carro e 17 por espancamento. Os demais atendimentos foram de casos clínicos.

Para garantir a eficiência no atendimento e a assistência a todos, a unidade de saúde conta com 285 leitos, 354 médicos, sendo 64 de plantões 24 horas em todas as especialidades de urgência. O hospital dispõe de internação clinica e cirúrgica e também de seis salas no bloco cirúrgico.

O Trauma de Campina Grande é referência em traumatologia para 203 municípios da Paraíba, além de algumas cidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco. A unidade chega atender 250 pacientes diariamente.

O Governo do Estado investe mensalmente cerca R$ 11,5 milhões para a manutenção do Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes.

Secom PB
Foto: Reprodução da Internet

NOTÍCIAS

CONTATO