A realidade dos grandes centros urbanos é sempre contraditória, onde de um lado se observa a riqueza e do outro a pobreza. Em uma mesma cidade, com distância de metros, é nítida a desigualdade social.
Leia mais notícias no Paraíba Geral
Na Capital João Pessoa, esta realidade é bem definida quando observada a partir da realidade de dois bairros divididos por um rio. O Rio Jaguaribe separa não apenas os bairros de Manaíra e São José, mas, revela quanto são gritantes as desigualdades socioeconômicas na cidade.
Manaíra
De um lado o Bairro Manaíra, considerado um dos mais nobres da cidade, onde o metro quadrado é bastante valorizado e concorrido, abrigando um dos principais shopping da cidade. O nível das construções revelam o alto poder aquisitivo da maioria dos moradores deste bairro.
Manaíra tem a 3ª maior renda média mensal por domicílio entre os 68 bairros de João Pessoa, com pouco mais de R$ 3.940.
São José
Separado apenas pelo rio, tem a pior renda média mensal por domicílio entre os 68 bairros de João Pessoa, com cerca de R$ 469, segundo dados do IBGE.
Preconceito é mais uma barreira
A desigualdade de rendimento entre os moradores dos dois bairros e as recorrentes notícias de violência no São José, a maioria delas ligada ao tráfico de drogas, reforçam o preconceitos por parte dos moradores de Manaíra. Parte dos moradores do bairro de Manaíra associam os casos de assalto aos moradores do São José.
Da redação Paraíba Geral com G1
Foto: Reprodução da Internet