(IN)Segurança, palavra que a cada dia que se passa é motivo de maior preocupação dos paraibanos. O número de pessoas assassinadas no estado é lamentavelmente comparado aos de guerras que ocorreram pelo mundo.
Para ver os dados dos homicídios atualizados diariamente na Paraíba CLICK AQUI!
Sabemos que há vários fatores que levam ao aumento da violência em qualquer sociedade, todavia, em qualquer outro lugar do mundo, percebe-se que, quando há uma ação criminosa; por outro lado, há uma reação dos que são responsáveis pelas garantias da ordem pública.
A ação
Em qualquer lugar, há violência e pessoas são assassinadas, um exemplo disso foram a série de atentados na cidade de París, capital da França, onde em meados de novembro, pelo menos 129 pessoas foram mortas a tiros, na maior onda de violência desde a Segunda Guerra Mundial (1939/1945).
A ação que assistimos na frança, foi orquestrada por uma organização que se articula mundialmente, que tem ramificações em diversas áreas.
A reação
Logo após a ação do grupo terrorista que vitimou mais de uma centena de pessoas, as autoridade francesas reagiram e colocaram as mãos nos responsáveis pelo ato criminoso.
A Paraíba
Na Paraíba, o estado não reconhece a existência de um crime organizado, entretanto, assistimos ao assassinato de mais de 150 pessoas só em novembro e cerca e 1400 ao longo dos onze meses passados deste ano de 2015. Há uma inegável ação criminosa perene no estado, porém, apesar da ação continuada do crime, não vemos os responsáveis pela segurança do estado reagir.
Na Paraíba, quando se fala de segurança, a Terceira Lei de Newton, que diz: “para toda ação, há uma reação”, é colocada em xeque e neste jogo, onde as peças do tabuleiro são as pessoas, o povo tem levado “xeque mate-mate”.
A reação das polícias
Com uma defasagem de 9 mil policiais a Polícia Militar vem fazendo além das suas forças. Da mesma forma, o Polícia Civil, sem a quantidade de delegados, delegacias, agentes e outros profissionais, também atua dentro das suas limitações, inclusive dando um verdadeiro banho de competência por todo o estado.
O problema da (IN)segurança no estado não está na base, está na cúpula, na ausência de uma reação eficaz, capaz de estancar a violência que tem levado a Paraíba para o mundo, não como um estado de belas praias, não como um estado de riquezas e patrimônio cultural, mas, como um estado violento, onde estão algumas das cidades mais perigosas do planeta.
A sorte dos paraibanos?
Ainda bem que na Paraíba não há “crime organizado”, pois, mesmo “desorganizado”, vem vencendo a guerra contra o estado, imagina se existisse uma organização?
Da Rede de Notícias Paraíba
Foto: Ilustrativa da Internet
Integrantes da Rede de Notícias Paraíba
Alagoinhaemfoco.blogspot.com
Amigosdepicui.blogspot.com
Angelolima.com
Bayeuxemfoco.com.br
Bayeuxjovem.com
Blogdorildo.com.br
Oblogdepianco.com.br
Caririemacao.com
Carlosmagno.com.br
Catingueiraonline.com
Clicknasnoticias.blogspot.com
Conceicaoverdade.com.br
Diamanteonline.com.br
Diariodosertao.com.br
Edmilson Notícia Agora
FaceNews João Pessoa
Folhadosertao.com.br
Ivanfilmagenspb.com
Jeftenews.blogspot.com.br
jluizradialista.com.br
Jornaldoaphpb
Jornalfolhainforma.com.br
Manchetepb.com
Maispatos.com.br
Notícias da Hora
Ocabuloso.com.br
Paraibacentral.com.br
Paraibaemqap.com.br
Paraibageral.com.br
Paraibamix.com
PB24horas.com.br
Portaldojulioag1.com
Portaldolitoralpb.com.br
Portalls1.com.br
Portalmidia.net
Primeirasnoticias.com.br
Rembrandtcarvalho.blogspot.com.br
Radarsertanejo.com
Renatodiniz.com
Saovicenteagora.com.br
Saobentonews.com.br
Sertaopb.com
Simoneduarte.com.br
Soledadenoticias.com
Tambau247.com.br
Thais Gomes
Tvsantaluzia.com.br
TVwebcidade.net
Valedopinanconoticias.com.br
Valentinaemqap
Valentinaemqap.blogspot.com
Vinícius QAP
Vitrinedocariri.com.br