Na Paraíba sistema prisional em crise registra a 13ª fuga e já totaliza 40 fugitivos em 13 meses

cadeia-publica-de-solaneaEm uma crise sem precedentes, o sistema penitenciário paraibano a beira de uma greve a ser deflagrada pelos Agentes Penitenciários, insatisfeitos pelo tratamento dispensado pelo secretário da pasta a alguns profissionais, além de várias outras reivindicações, mais um problema vem a tona.

Leia mais notícias no Paraíba Geral

Mais uma fuga foi registrada no estado, onde pelo menos 12 presos fugiram da cadeia da cidade de Solânea, localizada no Agreste do estado, distante 149 km da Capital João Pessoa, na tarde de (10/02). 

Esta já é a 13ª fuga, em um período de 13 meses, o que deixa no sistema penitenciário da Paraíba, uma média de uma ocorrência por mês. Segundo a direção da AGPEN-PB, que é uma das entidades que representa os Agentes Penitenciários na Paraíba, no momento da fuga, havia apenas um Agente Penitenciário de plantão na unidade prisional que tinha 75 detentos. 

Embora não seja um dado oficial, o estado já contabiliza entre Janeiro de 2015 e Fevereiro de 2016, a fuga de pelo menos 40 detentos. O levantamento foi realizado pela Rede de Notícias Paraíba, um grupo de profissionais da imprensa, segurança e outras áreas, organizados por meio de uma rede social.

Veja o detalhamento das fugas nos últimos 13 meses

  1. Em Janeiro, na manhã do sábado (10/01/2015) o reeducando Eduardo Ranieri Gomes Ramos de Sousa, Conhecido como DDD ou Gordinho, 26 anos de idade. Fugiu do Presídio regional de Sapé, ele responde por tráfico e homicídio.

 

  1. Em Fevereiro, o detento Helder Medeiros Gomes, 35 anos, fugiu na madrugada desta sexta-feira (20/02/2015), de uma das alas do Hospital de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa. Ele estava tratando da tuberculose sob a escolta de dois policiais militares.

 

  1. Em Março, Francisco Benedito da Silva, conhecido pela alcunha de “Alemão”, 31 anos, fugiu da Colônia Penal de Sousa, em (10/03/2015), Ele havia sido preso no último dia 19 de fevereiro em uma operação conjunta do Grupo Tático Especial – GTE, da Polícia Civil de Sousa e do 14º BPM.

 

  1. Em Março, três detentos conseguiram fugir da Cadeia Pública da cidade de Areia, no Agreste paraibano, após quebrarem uma laje da unidade, na madrugada desta quarta-feira (11/03/2015). Segundo a Polícia Militar, um dos fugitivos foi recapturado pouco tempo depois.

 

  1. Em Março, o apenado Alexsandro da Costa e Silva, de 21 anos, conhecido por “Delegado”, que estava preso na cadeia de Pombal, acusado de homicídio e aguardando julgamento, fugiu em (29/03), tendo sido recapturado em (01/04/2015).

 

  1. Em Maio, cinco detentos fugiram durante a madrugada do dia (16/05/2015) da cadeia na cidade de Serraria, no Agreste do estado. Os presos serraram as grades da cela.

 

  1. Em Maio, três presos fugiram da Cadeia Pública de Umbuzeiro, Agreste paraibano, na madrugada desta quarta-feira (27/05/2015). Segundo o gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba, Marcos Barros, os detentos cavaram um buraco no chão cela, chegaram ao pátio da unidade prisional e pularam o muro. A ação foi registrada por volta das 2h.

 

  1. Em Junho, um preso fugiu da cadeia pública de Itabaiana, no Agreste, na madrugada desta segunda-feira (01/07/2015) usando uma corda feita por lençóis. De acordo com a direção da unidade prisional, ele quebrou a laje da cela onde estava, conseguiu chegar ao muro e estendeu a corda. Até as 7h40 desta segunda-feira ele não foi recapturado.

 

  1. Em Junho, Quatro detentos da Cadeia Pública de Areia, no Agreste paraibano, fugiram na noite da quinta-feira (04/06/2015). Conforme informações da direção da unidade prisional, os presos serraram as grades da cela e fugiram usando uma corda feita por lençóis.

 

  1. Em Junho, um presidiário da Cadeia Pública da cidade de Coremas, no Sertão paraibano, fugiu na madrugada desta sexta-feira (26/06/2015). De acordo com a direção da unidade, o detento fez um buraco na parede do banheiro da cela e conseguiu fugir.

 

  1. Em julho, pelo menos seis detentos fugiram da cadeia pública de Gurinhém, Agreste paraibano, na noite da segunda-feira (13/07/2015). De acordo com as informações do 8º Batalhão de Polícia Militar, os presos teriam fugido através de um buraco cavado na parede de uma das celas.

 

  1. Um ex agente penitenciário, identificado com Carlos Alberto, conhecido como (Chacal), que estava preso por ter matado duas pessoas, escapou da penitenciária Flósculo da Nóbrega (Roger), no bairro do Roger, em João Pessoa, neste sábado (02/01/2016). Ele deveria cumprir mais de 20 anos em regime fechado pelos crimes.

 

  1. Na cidade de Solânea, em (10/02/2016) 12 detentos serram as grades de uma das carceragens, rendem o agente penitenciário e fogem, levando um veículo e pelo menos três armas, sendo uma espingarda calibre 12 e duas pistolas.

Da redação Paraíba Geral com Rede de Notícias Paraíba
Foto: Reprodução da Internet

NOTÍCIAS

CONTATO