Uma nave Russa identificada como Foguete Progress M-27M, lançado na ultima terça-feira (28/04) e seguia para a Estação Espacial com suprimentos para os astronautas que tripulam a ISS, sumiu dos radares e havia sido dada como desaparecida.
leia mais notícias no Paraíba Geral
Segundo a agência de notícias France Presse, a nave que além do seu peso, ainda leva cerca de 2,5 toneladas de suprimentos, entre combustível, oxigênio, alimentos e equipamentos científicos para os astronautas, está caindo em direção a terra e é quase impossível prever o local do impacto.
Um funcionário que não se identificou teria feito declarações sobre o fato. “É impossível saber quando cairá exatamente na Terra, depende de muitos fatores. Mas a queda acontecerá em condições incontroláveis”, explicou.
O que houve?
O Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia perdeu o controle da nave, lançada a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, às 3h10 (horário de Brasília), depois de ela se situar em uma órbita equivocada e deixar de enviar à Terra dados de sua telemetria.
Apesar do acontecido, os astronautas que esperavam receber os suprimentos na nave cargueira, não ficarão desabastecidos até o mês de agosto, quando outra aeronave deverá ser lançada.
Veja o vídeo divulgado pela NASA
Redação Paraíba Geral com France Presse
Foto: Divulgação