A possível criação de um imposto nos moldes da antiga CPMF iria contra promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Nessa terça-feira (10), o secretário-adjunto da Receita Federal, Marcelo de Sousa Silva, divulgou como seria a ‘nova CPMF’, no âmbito da reforma tributária.
Leia mais: ‘Nova CPMF’ deve taxar depósitos, saques e operações nos cartões de débito e crédito
Em setembro de 2018, durante a campanha rumo ao Palácio Planalto, Bolsonaro postou duas mensagens sobre a CPMF:”Ignorem essas notícias mal intencionadas dizendo que pretendemos criar a CPMF. Não procede. Querem criar pânico pois estão em pânico com a chance de vitória. Ninguém aguenta mais impostos, temos consciência disso”, escreveu em 19 de setembro.
Ignorem essas notícias mal intencionadas dizendo que pretendermos recriar a CPMF. Não procede. Querem criar pânico pois estão em pânico com nossa chance de vitória. Ninguém aguenta mais impostos, temos consciência disso. Boa noite a todos! 👍🏻
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 19, 2018
Dois dias depois, o então candidato voltou ao Twitter: “Votei pela revogação da CPMF na Câmara dos Deputados e nunca cogitei sua volta. Nossa equipe econômica sempre descartou qualquer aumento de impostos. Quem espalha isso é mentiroso e irresponsável. Livre mercado e menos impostos é o meu lema na economia.
Votei pela revogação da CPMF na Câmara dos Deputados e nunca cogitei sua volta. Nossa equipe econômica sempre descartou qualquer aumento de impostos. Quem espalha isso é mentiroso e irresponsável. Livre mercado e menos impostos é o meu lema na economia!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 21, 2018
Desautorizo informações prestadas junto a mídia por qualquer grupo intitulado “equipe de Bolsonaro” especulando sobre os mais variados assuntos, tais como CPMF, previdência, etc.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 2, 2018
Governo quer volta da CPMF alegando investimento no Mais Médicos: 60% p/os Castro e 40% p/o "profissional". VIVA CUBA, PAGUE SEMPRE BRASIL!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 28, 2015
FONTE: ITATIAIA