No dia mundial da água a PB tem 41 açudes com menos de 5% da capacidade

BoqueirãoNeste 12/03/2015 comemora-se o dia mundial da água, componente indispensável a vida aqui na terra. O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo, entretanto, de forma contraditória, há regiões onde a falta de água é uma realidade cada vez mais gritante.

No estado da Paraíba, onde as chuvas não caem com regularidade desde o ano 2011, pelo menos um terço dos reservatórios estão em estado crítico, com menos de 5% da capacidade. Açudes como o Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, responsáveis pelo abastecimento de várias cidades, incluindo Campina Grande, encontra-se com 21% da sua capacidade, o que é extremamente preocupantes.

No Sertão do estado, onde pelo menos 16 cidades já estão em colapso, o nível dos açudes é o menor da história. Em Cajazeiras, Cajazeiras, o açude Engenheiro Ávidos, está com apenas 9,4% da sua capacidade, o Lago do Arroz que também fica no município de Cajazeiras, encontra-se com apenas 10% do seu volume. Ainda no Sertão, os volumes dos açudes Coremas e Mãe D’água, os maiores do estado, encontram-se respectivamente com 17% e 19% da sua capacidade.

Segundo João Fernandes, presidente da AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, dos 125 reservatórios monitorados pelo órgão, apenas 45 estão com os níveis superiores a 20% da capacidade, enquanto que, 39 reservatórios estão com menos de 20% da capacidade e encontra-se em estado crítico, com menos de 5% da capacidade de armazenamento.

Da redação Paraíba Geral com dados da AESA
Foto: Reprodução da Internet

NOTÍCIAS

CONTATO