No Seridó – Jornalista diz que SINPUC quer amordaçar imprensa com ameaças de processo

Businessman with Taped Mouth --- Image by © Larry George/Corbis

Na contra-mão da história, uma entidade sindical vai a público para ameaçar processar jornalista que publicou matéria em que divulga nota publicada pelo Poder Executivo da cidade de São Vicente do Seridó-PB.

Leia mais notícias no Paraíba Geral

A postura do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região do Curimataú – SINPUC, que iniciou a atuação na cidade de São Vicente do Seridó-PB, vem sendo questionado pela imprensa da região.

Em 04/11/2015, o Jornalista Heleno Lima, publicou em seu blog, uma matéria acerca da postura do SINPUC, que segundo o jornalista, a entidade estava realizando assembleia em um imóvel do vereador Marcos Vinícius, integrante do bloco de oposição a gestão municipal.   

É de se estranhar o comportamento do Sinpuc em São Vicente do Seridó
http://www.helenolima.com/noticia/e-de-se-estranhar-o-comportamento-do-sinpuc-em-sao-vicente-do-serido.html

No mesmo sentido, após a publicação de matérias veiculadas pelo Jornalista Ed Cordeiro, em um blog da cidade de São Vicente do Seridó, onde veiculou a publicação de uma nota publicada pela prefeitura municipal, bem como em outra matéria em que o mesmo jornalista indagava se há:

“Interesse político? Em São Vicente do Seridó paralisação nacional é usada por sindicato para atingir administração local?”http://www.saovicentedoserido.com.br/2016/03/interesse-politico-em-sao-vicente-do.html

Após a publicação da matéria, o SINPUC publicou em seu blog, matéria em que acusa o jornalista de fazer “campanha difamatória e assédio moral” contra os funcionários, ameaçando entrar com processo judicial. 

Em sua defesa, o jornalista Ed Cordeiro divulgou nota em que esclarece a publicação das matérias no blog local e ainda lamenta a postura antidemocrática de uma instituição sindical.

Ainda na nota, o jornalista diz que algum, ou alguns membros do SINPUC agem de maneira a querer aplica a lei da mordaça, desrespeitam a liberdade de expressão e de imprensa e ainda sentenciam o jornalista por assédio moral e difamação.

Para o jornalista, a motivação política partidária é o principal combustível nesta polêmica, pois, um dos dirigentes, vereador e ex-presidente da Câmara no município de Nova Palmeira, tem divergências políticas com o jornalista e esta seria uma das principais motivações.

“Ao meu ver, não é normal algumas posturas adotadas pelo SINPUC, ou alguns de seus dirigentes, vamos anotar algumas práticas, peço ao leitor que analise e julgue por pelos fatos:

 a)    Para uma entidade sindical, que apregoa a neutralidade política partidária e diz focar na defesa dos direitos dos servidores, É NORMAL, se reunir em assembleia em imóvel pertencente a vereador do bloco da oposição ao governo municipal?

Ao meu ver, é no mínimo antiético, pois, em uma cidade onde existem milhares de imóveis, inclusive pertencentes a servidores, e ainda se fosse o caso de não existir um teto, o meio da rua seria um local mais adequado para uma entidade sindical se reunir.

b) Na minha opinião, principalmente em um ano eleitoral, uma entidade sindical que deveria ser neutra, não é no mínimo ético, “criar uma comissão de negociação com o governo municipal”, onde os seus integrantes são militantes históricos opositores no campo político eleitoral da gestão, inclusive entre os nomes, uma pré-candidata a prefeita pela oposição. Mesmo servidora, seria mais ético por parte do SINPUC, primar por uma neutralidade em busca de melhorias para as categorias;

c)   Lamentamos que, quando tudo pareça tranquilo no campo político partidário, a campanha eleitoral seja antecipada por personagens que deveriam primar pela ordem social, pelos direitos dos trabalhadores e sobretudo, pela democracia. Ao meu ver, quando a entidade se reúne com militantes políticos e de forma clara se posicionam por um lado político eleitoral, antecipa a campanha eleitoral em São Vicente do Seridó-PB e tal prática não contribui com o nosso povo, de espírito pacato e hospitaleiro.

Talvez seja por isso, que a entidade sindical organize uma paralisação e um café da manhã e conte apenas com menos de 20 associados presentes, pois o povo, independente do viés político, sabe discernir os interesses sindicais e os eleitorais”.

A reportagem do Paraíba Geral manteve contato com a diretoria do SINPUC, e segundo o Secretário Geral, Sebastião dos Santos, o sindicato alugou o prédio para a realização de assembleias, porém só soube depois que o imóvel pertencia a mãe do vereador. Quanto a participação de pessoas com interesses políticos na comissão do sindicato, disse também desconhecer.

O Jornalista Ediglei Cordeiro, declarou que, em um município com menos de 500 funcionários e onde o sindicato dispõe de uns 10% de filiados, seria impossível não se saber quem tem ou não, interesses políticos.

“Dizer que alugou um prédio e não sabia que a locatária era mãe de um parlamentar em uma cidade pequena como São Vicente do Seridó-PB, é uma declaração no mínimo duvidosa, mas, apesar de alegar desvinculação política apartidária, o Sindicato está disparando para todo lado, inclusive denominou a Câmara de vereadores de ‘Câmara acorrentada’, onde o presidente da Casa publicou nota lamentando a postura do SINPUC”, isso é normal?. A liberdade de imprensa e de expressão no Brasil é uma das maiores conquistas da democracia, conclui o jornalista Ediglei Cordeiro. 

Para ver a nota do jornalista na íntegra Clique Aqui: NOTA DE ESCLARECIMENTO

Da redação Paraíba Geral
Foto: Ilustrativa da Internet

 

 

NOTÍCIAS

CONTATO