Há alguns meses, o sargento Robson Xavier, da Polícia Militar da Paraíba, publicou um vídeo nas redes sociais solicitando que a custódia de presos em hospitais deixe de ser atribuição da PM e passe à responsabilidade do Sistema Penitenciário.
Leia mais notícias no Paraíba Geral
O vídeo ganhou repercussão, e a causa conquistou o ‘apoio’ do Ministério Público, o que motivou a gravação de outra mídia por parte do sargento, de agradecimento ao MP, ao lado de outros dois militares. Resultado: a atitude teria gerado uma punição contra Xavier.
É o que se deduz do apelo/protesto feito por Lybson Renan, filho do sargento, nas redes sociais. De acordo com a postagem do jovem (transcrita na imagem acima), seu pai teria sido punido com três dias de prisão por causa dos vídeos. O próprio Xavier compartilhou a mensagem do filho na internet.
SOBRE A PROPOSTA
É questão de lógica. O sistema penitenciário deve cuidar do que é dele. Administração, escoltas, custódias, guaritas… Até a investigação sobre presos que fogem da prisão deveria ficar a cargo do Sispen. Se a lei diz diferente, que se mude a lei. Se não existe efetivo para tanto, que se realize concursos públicos. Estamos falando de SEGURANÇA PÚBLICA, “a maior preocupação do brasileiro nos dias atuais”, conforme afirma o Ministério da Justiça. O que não convence é retirar 10 ou 20 policiais das ruas para custodiar presos em hospitais.
SOBRE OS VÍDEOS
A internet está revolucionando o planeta. E num país como o Brasil, onde o acesso aos meios convencionais de comunicação (rádio, jornal e TV) é extremamente limitado, é nas trilhas da web que a face real da vida mostra a sua cara como ela é de verdade. É por isso que atitudes como a de Xavier se multiplicam freneticamente pelo país, nas corporações policiais. “Como intimidar esse monstro?” Dando a punição ‘disciplinar’ como resposta…
SOBRE A COVARDIA
Não precisamos dar detalhes de como agem agentes públicos envolvidos em crimes no Brasil e “nada acontece”. Prender policial por causa de opiniões disseminadas na internet é o fim da picada.
Que nome se dá a isso?
Do ParaíbaemQAP
Foto: Imagem reproduzida