Segundo um levantamento realizado a partir do Diagnóstico dos Homicídios no Brasil, elaborado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça, a Paraíba tem uma taxa de homicídio por 100/mil habitantes, superiores a países com guerra civil.
Leia mais notícias no Paraíba Geral
Segundo os dados do Ministério da Justiça, a Paraíba registrou em 2014, uma taxa de 36 homicídios para cada 100 mil habitantes, sendo a sétima maior do Brasil.
Números maiores que países em guerra civil
Os números da Paraíba são superiores a média do Nordeste, região com maior taxa de homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. No Nordeste a Paraíba ocupa a quarta posição na taxa dos chamados CVLI – Crimes Violentos Leais Intencionais, ficando atrás apenas do Ceará, Sergipe e Bahia.
Segundo o levantamento, a Paraíba possui uma taxa de homicídios maior que países com históricos de guerra civil, como o Congo e a Colômbia, que possui altas taxas de homicídio associadas ao narcotráfico. No país africano, a taxa é de 30,8 assassinatos para cada 100 mil habitantes; no sul-americano, 33,4.
Falta policiamento
Um dos maiores problemas na segurança pública da Paraíba é a defasagem no efetivo policial. Segundo já declarou o comandante da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Euller Chaves, o efetivo de policiais nas ruas é insuficiente para atender a demanda do estado. De acordo com o coronel, em fevereiro a corporação tinha cerca de nove mil policiais. A previsão legal seria de aproximadamente 18 mil homens.
Concursados da PM e BM
Existe um contingente de mais de 800 homens e mulheres prontos para a realização do curso de formação de soldados, entretanto, até mesmo a convocação imediatas destes concursados será insuficiente para sanar a defasagem de policiais no estado, o que evidencia a necessidade de tornar prioridade o aumento real do efetivo policial.
Ponto negativo
No momento, a segurança é um dos pontos mais criticados na gestão do governo Ricardo Coutinho, inclusive, o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), ao rebater críticas de Ricardo Coutinho, declarou – Não podemos ficar olhando pro passado eternamente, o que foi feito, foi feito. Se o governador está realmente preocupado com a Paraíba, eu no lugar dele focaria na segurança pública – colocou.
Da redação Paraíba Geral com informações G1
Foto: Ilustrativa da Internet