Na Paraíba, em 2015, foram registrados 1.502 Crimes Violentos Letais e Intecionais (CVLI), que correspondem aos casos de homicídio doloso, com intenção de matar, ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte. Conforme dados divulgados na quarta-feira (13) pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (NACE) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (SEDS), o número de mortes caiu 0,7% em relação a 2014, quando foram registrados 1.513 homicídios.
Leia mais notícias no Paraíba Geral
Apesar da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social da Paraíba falar em redução sucessiva dos homicídios, 2015 foi o sexto ano consecutivo em que o estado da ultrapassa a marca de 1500 assassinatos. O baixo efetivo policial é um dos fatores que provoca o aumento da violência no estado.
Apreensões de armas e drogas
A SEDS aproveitou a divulgação do balanço de casos de CVLI em 2015 para informar um levantamento de apreensão de armas e drogas na Paraíba. Em cinco anos, o total de armas apreendidas foi de 14.528 revólveres, espingardas e pistolas, entre outros tipos de armamento. Em média, 10,6 armas foram retiradas por dia das ruas somente em 2015.
Em relação às drogas, o total apreendido em cinco anos foi de mais de 11 toneladas de maconha, cocaína e crack, sendo mais de 3,8 toneladas de entorpecentes só em 2015, em virtude de ações de prevenção e repressão qualificada ao tráfico de drogas, realizadas pelas polícias Civil e Militar da Paraíba.
Foto: Reprodução da Internet