O antigo prédio da Sociedade Artística Educadora de Conceição, que atualmente pertence a uma Associação Beneficente, comandada pela Família Braga, vive abandonado no centro da cidade de Conceição (PB), sem nenhuma utilidade pública, conforme denúncia do Portal Conceição Verdade.
Há anos o prédio era alugado a Prefeitura de Conceição para o funcionamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, que era mantido pela Secretaria de Ação Social.
Nos últimos dias da gestão da Prefeita Vani Braga, o PETI deixou de funcionar naquele local, deixando assim o prédio ocioso, com o funcionamento apenas de uma marcenaria de uso particular.
Nos anos 60 o prédio foi construído para abrigar programas educativos e profissionalizantes do SESI-SENAI, com incentivos de recursos públicos. Lá já funcionou o Cinema e Teatro Municipal, Clube de Mães, Escola de Música, Projeto Logos II e outros programas de interesse da população, mas na atualidade o prédio vive abandonado, com invasão constante de vândalos, e até para uso de drogas e outras práticas.
Não seria o caso deste prédio ser desapropriado e entregue ao poder público para dar uma finalidade pública ao mesmo? Nele poderia se voltar a funcionar o Cine-Teatro Municipal, uma universidade ou escola técnica profissionalizante pública, ou uma escola estadual ou municipal, ou até mesmo outros programas sociais de desenvolvimento da sociedade de Conceição, de modo especial da mais carente.
Pergunta-se: quem são, de fato, os membros dessa associação beneficente? Quais são os seus bens? Quem usufrui dos seus lucros e benefícios? Quem souber, por favor responda a sociedade de Conceição.
E bom salientar que esta mesma associação é proprietária do atual prédio onde funciona o Hospital Municipal de Conceição, o prédio do CEMEC, Secretaria de Saúde e diversos terrenos na cidade Conceição, porém estes prédios estão sendo usados pela Administração Municipal de Conceição, com estes serviços. A referida associação propôs a Prefeitura de Conceição um aluguel muito alto para fazer uso destes prédios, mas até o momento o Prefeito Nilson Lacerda não fez nenhum pagamento, entendo que todos estes prédios estão a serviço da comunidade, e foram construídos com recursos públicos. Então, porque uma Prefeitura pagar aluguel de um prédio que foi construído com recursos públicos, e são propriedade de uma associação beneficente de utilidade pública?
A Prefeitura de Conceição até que tentou alugar o prédio onde funcionava o PETI, mas devido ao alto aluguel exigido, cerca de R$ 6.000,00, e como o prédio possui um valor enorme de contas atrasadas de água e luz, a Prefeitura ficou impossibilitada de alugar o prédio para o funcionamento de programas sociais e educacionais.
Seria bastante salutar e benéfico para a sociedade de Conceição que o Ministério Público fizesse uma investigação apurada sobre os bens desta associação, quem são seus membros, e se esta associação de fato tem alguma serventia para a sociedade em geral, ou serve apenas para um grupo em particular.
Do Portal Conceição Verdade
Frank Edson