O Advogado da (OAB-PB), Gerlando Lima, concederá entrevista nesta quinta-feira (13), às 16h na Rádio CBN (101,7 FM) afiliada do sistema Globo, sediada em João Pessoa. Na oportunidade, o advogado vai abordar diversos aspectos legais referente à vaquejada.
O tema será abordado quando centenas de vaqueiros e trabalhadores que atuam nas tradicionais vaquejadas da Brasil fazem protestos em defesa da atividade em todo o País, em razão de que no último dia 06, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a atividade causa sofrimento aos animais e derrubou a lei que regulamentava a vaquejada no estado do Ceará. Apesar de se referir ao Ceará, à decisão serve de referência para todo o País, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus-tratos a animais.
Certamente o advogado irá falar dentre outras coisas sobre a possibilidade de em havendo outro Estado que tenha porventura legalizado a prática, e assim, se outras ações poderão ser apresentadas ao STF para derrubar a regulamentação.
No aspecto socioeconômico, Gerlando Lima poderá abordar a repercussão que essa decisão prolatada pelo STF pode causar na vida de muitos brasileiros, haja vista que segundo dados da Associação de Vaquejadas, no Brasil atualmente a atividade gera 720 mil empregos, sendo 120 mil diretos e 600 mil indiretos.
No aspecto cultural se questiona se o STF ao considerar a vaquejada ilegal, faz imposição ideológica, e neste sentido, se pergunta se a tradição cultural da vaquejada, como festa popular de grande preferência pela população no Nordeste, não implica em maus-tratos, tortura ou morte de animais, e se esta deveria prevalecer como um bem cultural popular e histórico incorporado ao patrimônio cultural do povo nordestino.
A entrevista poderá ser ouvida via internet pelo link http://cbnjoaopessoa.com.br/ao-vivo/
Texto: Ivanilson Gouveia
Fotos: Arquivo pessoal