Na última sexta-feira (16/08), durante a 10ª sessão ordinária do Poder Legislativo Municipal de São Vicente do Seridó-PB, o Plenário aprovou requerimento de autoria do vereador Erivan Anjos (PT do B), que solicita da prefeitura municipal o pagamento do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).
O PMAQ é um programa de valorização dos servidores da Saúde com o objetivo de estimular e valorizar o profissional de saúde que atuem em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família.
A estes profissionais, é assegurado o pagamento de uma gratificação. Segundo os parlamentares, desde 2015 que a prefeita Graciete Dantas não faz o pagamento do PMAQ aos profissionais da saúde.
“Onde está o recurso do PMAQ?”, perguntou o vereador Erivan Anjos, que teve apoio dos vereadores Edinaldo Gú e Ronaldo de Ester.
Para Edinaldo Gú: “Se a prefeitura diz que não paga porque não tem o recurso, fica a pergunta, onde foram parar os recursos do PMAQ?”
“Desde 2015 que os profissionais da saúde não recebem o PMAQ e a prefeitura está falando em parcelar apenas referente a 2018, esquecendo os outros anos”, disse Ronaldo de Ester.
Um delegado de base do SINPUC, sindicato que atua na defesa dos servidores municipais, alguns funcionários já ajuizaram a questão individualmente e estão aguardando o resultado da justiça.
Da Redação Paraíba Geral