Apesar de todas as tentativas de boicotar o evento SOS Transposição, que tinha como principal articulador o ex-governador Ricardo Coutinho, o acontecimento ficou registrado como um grande movimento em defesa das águas do “Velho Chico”.
Não é segredo para ninguém na Paraíba que, setores da imprensa estadual, grande parte dos blocos políticos, inclusive no próprio ninho girassol, trabalharam para que o SOS Transposição fosse um fiasco e no final das contas, apesar de não ter tido o mesmo público da época em que Lula esteve presente, não se pode dizer que o evento não tenha sido um sucesso.
O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou neste domingo, durante discurso no ato SOS Transposição, que estará entrando junto com senadores e deputados com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente Jair Bolsonaro por suspender há quase seis meses o bombeamento das águas do eixo Leste do Rio São Francisco.
“Já está pronta uma representação no sentido de cobrar medidas imediatas para que o governo Federal retome o bombeamento das águas. É preciso fazer imediatamente isso porque o município de Monteiro já está em racionamento e todos os açudes da região como Sumé, Congo e Poções estão no volume morto. É preciso que essa água volte a chegar na Paraíba para que a gente retire o fantasma do racionamento e a população volte a ter água em sua porta”.
Durante o discurso, Ricardo Coutinho leu uma carta enviada pelo ex-presidente Lula em que ele coloca a inauguração popular da transposição em 2017 como um dos momentos mais felizes de sua vida. “A oportunidade que me foi dada pelo povo brasileiro de governar esse país fez de mim um homem feliz. Vocês nem imaginam a alegria que eu sentia quando assinava um decreto para beneficiar milhões de pessoas ou quando visitava uma obra, inaugurava uma universidade… poucas coisas me fizeram mais feliz como tirar do papel um sonho de gerações, tirar do papel a transposição”.
Grande parte das caravanas que saíram de vários locais da Paraíba, foram em busca do que lideranças como Gleisi Roffmann e Fernando Fernando Haddad.
Da Redação com Blog do Tião Lucena
Foto: Reprodução da Internet