A Polícia Civil confirmou nesta segunda-feira (10) que o incêndio que destruiu uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade de Itabaiana, no Agreste paraibano foi criminoso. Cinco homens foram presos e um adolescente apreendido, apontados como suspeitos de terem queimado propositalmente os veículos. Os suspeitos foram levados para a delegacia do município para prestar esclarecimentos.
Leia mais notícias no Paraíba Geral
Imagens gravadas por moradores da cidade mostram o momento em que o fogo destruía os quatro veículos no estacionamento da oficina. Além da ambulância, foram queimados dois carros particulares e uma viatura da Polícia Civil. É possível ver também que o fogo atingiu a rede elétrica. O local onde os carros foram queimados fica vizinho a um posto de gasolina.
O Samu de Itabaiana trabalhava com duas ambulâncias, uma de suporte avançado, que quebrou no início da semana passada, e a outra, uma unidade de suporte básico, estava na oficina para fazer um conserto nos freios desde a quinta-feira (6). Para a polícia, a falta de atendimento móvel de urgência na cidade pode ter provocado a revolta de moradores, que cometeram o crime.
O coordenador do Samu de Itabaiana, Júnior Pires, disse em entrevista a TV Cabo Branco, que a cidade estava sem ambulância desde a última terça-feira (4), mas ele garantiu que havendo a necessidade de atendimento, uma ambulância do município vizinho era deslocada para atender a ocorrência.
Apesar do incêndio, ninguém ficou ferido. Também na madrugada do domingo, uma viatura da Polícia Militar pegou fogo na frente de uma Unidade de Polícia Solidária (UPS), em João Pessoa. O incêndio aconteceu pouco tempo depois que a viatura voltou de uma ocorrência e, da mesma forma que a ambulância, a polícia também está investigando as causas do incêndio.
G1