TRF nega liberdade de presos por extração ilegal de turmalina na PB

Turmalina Paraíba 4O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, através do desembargador Francisco Wildo Lacerda, negou o pedido de liberdade para quatro presos na Operação Sete Chaves, que desarticulou um esquema de extração e comércio ilegal da pedra turmalina paraíba, em maio deste ano.

Relembre o caso

O esquema de extração ilegal da turmalina paraíba, desarticulado durante operação conjunta entre a Polícia Federal e o MPF movimentou mais de R$ 2,5 milhões entre os oito investigados. De acordo com o delegado da Polícia Federal Fabiano de Lucena Martins, o potencial exploratório da mina era de cerca de 1 bilhão de dólares.

Segundo o magistrado, a defesa dos suspeitos entrou com um habeas corpus solicitando uma liminar, alegando que a manutenção da prisão preventiva era desnecessária, pois os quatro não representariam ameaça às investigações e também não haveria risco de fuga.

O desembargador entendeu que a liminar em habeas corpus só deve ser concedida quando ficar evidente o constrangimento ilegal ou abuso de poder, que não aconteceu no caso. Após a negativa, os pedidos de liberdade seguem para análise na 1ª Turma do TRF da 5ª Região.

Paraíba Geral com G1
Foto: Ilustrativa da Internet

NOTÍCIAS

CONTATO